sábado, 3 de julho de 2010

GABARITO DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Gabarito Tecnologias Aplicadas a Educação

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Polo


Data

/ /

Curso

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

Semestre

Turma


Módulo/disciplina

Tecnologias Aplicadas a Educação

Professor EAD

MARIA DE FÁTIMA LEMOS

Professor –tutor presencial


Aluno (a)


RA















Folha de perguntas

Orientações:

· Leia atentamente as perguntas e releia as suas respostas antes de entregar a prova

· A prova é individual, sendo permitida consulta apenas ao material didático pessoal.

· Não é permitido o empréstimo de materiais didáticos entre alunos;

· Sua permanência máxima é de 3 horas;

· A avaliação vale de zero a sete, sendo que as questões objetivas valem de zero a dois e as dissertativas de zero a cinco.

NOTA PROVA

OBJETIVA






NOTA PROVA

DISSERTATIVA






GABARITO PROVA REGULAR

1) (0,5) (ENADE 2005) Leia e relacione os textos a seguir.

O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude. (Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB online.) Disponível em: http://www.unisc.br/cursos/enade/2008/questoes_ENADE.pdf

Acessado em 06 jun. 2010.

Comparando a proposta acima com a charge, pode-se concluir que

a) o conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.

b) a preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.

c) o apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.

d) o acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.

e) a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.

2) (0,5) Em relação as tecnologias educacionais, podemos afirmar que:

I- tanto as tecnologias dependentes quanto as independentes, podem dinamizar, motivar e conduzir o aluno a fazer novas descobertas para sua aprendizagem.
II- as tecnologias de informação e comunicação tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
III- as tecnologias independentes estão ultrapassadas e, portanto, o professor deverá em suas aulas, investir no uso das tecnologias dependentes.
IV- as mídias sonoras não colaboram para o ensino-aprendizagem quando utilizadas em sala de aula.

Assinale com um X a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras
c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras
d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
e) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras

3) (0,5) Segundo Moran (1991), os veículos de comunicação “refletem, recriam e difundem o que se torna importante socialmente, tanto no nível dos acontecimentos (informação) como no do imaginário (ficção)”. Muitos autores concordam com Moran e indicam a evolução dos meios de comunicação: livros que influenciaram a sociedade e a educação; jornal periódico, rádio, TV e o computador. As décadas de 1980 e 1990 se caracterizaram pela velocidade da criação e transmissão de informações e imagens. (PLT) Como conseqüência temos:


(I) o desenvolvimento de uma imaginação caótica porque não temos tempo para refletir sobre as informações recebidas.
(II) os meios de comunicação ensinam de forma atraente.
(III) os meios de comunicação de massa exercem o papel de educador coletivo.


Assinale com um X a alternativa correta:

a)As afirmativas I, II e III são verdadeiras
b)Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
c)Apenas a afirmativa I é verdadeira
d)Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
e) Apenas a afirmativa III é verdadeira

4) (0,5) De acordo com Moran, a escola tem uma importância muito grande na tarefa de “desvelar a trama dos meios de comunicação”:

a) formando o leitor crítico ao aprender e conviver, ler e entender os significados.
b) percebendo que os meios de comunicação não influenciam na vida das pessoas.
c) lendo a comunicação não se pode descobrir as relações humanas e econômicas dissimuladas.
d) sabendo que o uso dos meios de comunicação de massa não acontece em decorrência da indústria de consumo.
e) formando o leitor para apenas receber as informações transmitidas pelos meios de comunicação de massa, como: jornais, TV e rádio.

5) (2,0) Tendo por base as tecnologias apresentadas nas teleaulas, escreva o nome de 4 tecnologias independentes.
O acadêmico poderá citar: flanelógrafo, quadro-de-giz, álbum seriado, cartão relâmpago, cartaz, gráfico,fichas, estudo dirigido, ilustração, gravura, história em quadrinhos, instrução programada, jogo, jornal,livro didático, livro infanto-juvenil,mapa, globo, módulo instrucional, mural, sucata, texto, etc.

6) (3,0) De acordo com as teleaulas, escreva o que são tecnologias dependentes e dê 2 exemplos.
Tecnologias dependentes são aquelas que dependem de um ou vários recursos elétricos ou eletrônicos para serem produzidas e/ou utilizadas. Os exemplos podem ser: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Audioconferência, blog, chat ou bate-papo, correio eletrônico, fórum, computador, DVD, internet, lousa eletrônica,vídeo, eslaides, TV, site, rádio, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário